terça-feira, 23 de agosto de 2011

Intervivência Universitária chega com Esporte e Lazer no Paraíso

(Texto de Heldene Santos, tutor-município)
No último sábado, dia 20, estudantes da Intervivência universitária OASIS, deram seu primeiro pontapé na realização do seu projeto de levar alternativas de esporte e lazer para a juventude do assentamento Vila Paraíso.
O projeto vem sendo articulado pelo grupo formado por Potira, Kívia, Rafael, Aldeir e Pedro, o líder do grupo. Vila Paraiso foi o local escolhido pelo grupo para a realização do seu projeto desde o primeiro momento, quando foi realizada a primeira formação do OASIS, quando os estudantes participaram da oficina de elaboração de projetos sociais.
Com seu projeto elaborado o grupo logo procurou estabelecer algumas parcerias que contribuíssem com a idealização da proposta. Assim, já tendo toda a disposição da Prefeitura, buscaram também a articulação com a Associação Sócio-Cultural e Desportiva Gostosense (ASCDEG), ONG que já atua no município com educação pelo esporte, para otimizar e ampliar a ideia.
Tudo certo!
A Prefeitura garantiu o transporte, solicitaram da AMJUS a doação de picolés, e com educadores em esportes da ASCDEG, além de membros de outros grupos da Intervivência para dá apoio, chegaram a comunidade, era hora do momento mais esperado pelo grupo.
Como não era possível prever o andamento das coisas na comunidade, pois afinal essa visita seria uma novidade, preparou-se uma equipe para todos as idades, sendo que o público do Projeto de Esporte Oasis é o jovem de aproximadamente a mesma idade dos membros do grupo.
A ASCDEG, portanto, topou garantir as atividades com crianças e adolescentes até 14/15 anos. Renny, do Projeto Gostoso Cidade Limpa, juntamente com Luzia, presidente da ASCDEG, foram disponíveis para mobilizar as atividades de volley. Acássio, do Projeto Nossa Praia, e Amara, do Projeto Bem Viver (com idosos), se disponibilizaram para dá conta das crianças que aparecessem. E olha que apareceram mesmo! E brincaram a tarde toda, num espaço comunitário de reuniões.
Para o grupo responsável pelo Projeto de Esportes Oasis, lhes restou o desafio de conquistar seu público alvo, que, para nossa surpresa, não se articularam como orientações prévias do grupo, porque, segundo alguns deles, não acreditavam que isso realmente iria acontecer.
Aproveitamos para, inclusive, confirmar se não havia nenhuma outra iniciativa desse tipo na comunidade, e a comunidade garantiu que esta ação projetada pelo grupo da Intervivência, em parceria com a Universidade, com a Prefeitura Municipal e a ASCDEG, era a primeira e única atividade com esportes para os jovens e crianças da comunidade.
Em fim, aos poucos os jovens foram se integrando, também entraram no jogo e acabaram já planejando juntos a próxima atividade. Eles farão agora mais um minicampo de terra na comunidade, também um espaço para volley e futvolley, com a ideia de fazer, depois, um contorno de garrafas pet e encher de areia, para a prática do volley de areia (seria o de praia!), e tudo deverá está pronto para a volta marcada para o dia 03 de setembro.
O dia encerrou com todos juntos, crianças, adolescentes e jovens, na distribuição de picolés pelo grupo da Intervivência, que se despediu em seguida, de volta para casa, e pegando as palavras da suíça Anne Raboud, que também marcou presença, “numa experiência de sentir que não precisa de muito para se fazer um momento tão gratificante”! 



Por Heldene

Nenhum comentário:

Postar um comentário