domingo, 24 de julho de 2011

A turma do OASIS fecha os cinco projetos para São Miguel do Gostoso

Revisado por Heldene Santos (nosso tutor)
Nesta semana o OASIS encerrou mais uma rodada de reuniões. A rodada iniciou com uma reunião geral realizada pelo tutor Heldene e, de acordo com os encaminhamentos, os grupos continuaram se reunindo, hora sozinhos, hora com o tutor, quando era solicitado pelo grupo. E assim todos os cinco grupos fecharam a elaboração dos seus projetos, sendo que, para alguns, restaram apenas alguns detalhes referentes à definição de recursos.
O Grupo Três, do projeto Gostoso Cidade Limpa, e que está propondo também a construção da rampa de skate com material reaproveitado, como um símbolo da campanha, esteve esta semana reunido com o prefeito para definirem sobre o local da rampa. O prefeito disse que achou a ideia maravilhosa e já acertou com o grupo o local onde também será construída uma praça.
Na segunda semana de agosto uma pessoa de arquitetura da UFRN estará com o grupo para desenvolver a planta da rampa. Para esta rampa o grupo quer, com pessoas de engenharia civil e engenharia ambiental, estudar quais as alternativas para o máximo reaproveitamento de materiais na construção do monumento.
Para o Projeto Gostoso Cidade Limpa o grupo já está definindo também os materiais como cartazes e folhetos para divulgação do projeto, do problema e do tema. Esse material é para ser distribuído para a população nos eventos, nas escolas, instituições e lugares públicos. Esse material vai custar ao projeto R$ 950,00 mas o grupo ainda vai buscar conseguir esse valor.
O Grupo Dois, do projeto de proteção das dunas, ainda não está com as despesas definidas mas já está desenvolvendo algumas atividades. Já estiveram procurando identificar as plantas nativas e animais das dunas, já fizeram fotografias das partes mais descobertas e já começaram a divulgar o problema para a comunidade. O grupo até já foi convidado para participar da próxima reunião do Comitê Gestor da Orla de São Miguel do Gostoso.
O Grupo Quatro, do projeto de esporte e lazer no assentamento Paraiso, para jovens, retardou um pouco a elaboração do projeto, mas já está com a corda toda. Já estiveram se articulando com jovens do assentamento e, neste momento, encontra-se discutindo e planejando as ações que irão realizar. O grupo já fez contato com a Câmara de Vereadores e está procurando garantir o material esportivo. Segundo o líder do grupo, Pedro, eles devem está indo na comunidade ainda esta semana.
Da mesma forma está o Grupo Cinco, do Projeto Bem Viver, com idosos na comunidade de Morros dos Martins. Esta semana o grupo esteve reunido com a Secretária de Educação, conversando sobre o projeto, e estarão, também nesta semana, visitando a comunidade. O grupo pretende fazer uma pesquisa na comunidade, vendo quantos são os idosos, quantos são homens e quantos são mulheres e pelo que eles se interessam e outras coisas assim.
Por fim, o Grupo Um, vai criar um jornal. De acordo com as informações passadas pelo grupo, será um jornal de oito páginas, com uma edição a cada três meses. O jornal deve levar notícias do município e diversas informações sobre o projeto OASIS, sobre cidadania, meio ambiente, campanhas e etc. O grupo vai está, inclusive, solicitando da UFRN, uma assessoria em comunicação.
No geral, na parte de assessoria, os grupos estão contando com diferentes profissionais e estudantes da UFRN, além de ter a companhia da tutora Cíntia, que é assistente social, de Natália, que é tecnóloga em meio ambiente e do tutor Heldene, que é pedagogo. E tem também a parceria da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Os grupos esperam contar também com toda comunidade de São Miguel do Gostoso para que todos os projetos sejam um sucesso.


Um comentário:

  1. Acho esta iniciativa muitíssimo interessante. Acho que devemos focar na preservação das nossas dunas, do cuidado com nossa flora e fauna e de se começar a conscientizar a população para que evite digir veículos na nossa orla urbana, evitando risco de atropelamentos e danos à nossa natureza.
    Emanuel Neri

    ResponderExcluir