terça-feira, 19 de julho de 2011

Estudantes do OASIS identificam ameaças às dunas de São Miguel do Gostoso

Texto de Acássio Melo, José Carlos e Renny Castro
Revisão de texto: Heldene Santos (tutor)
No dia em que São Miguel do Gostoso completava seus 18 anos de emancipação política, alguns de nós, estudantes do Projeto de Intervivência Universitária – OASIS,fomos fazer uma visita de observação às dunas das Praias do Cardeiro, da Xêpa e do Maceió, conforme orientação do nosso tutor e necessidade do nosso projeto, já que o projeto consiste em estratégias de preservação das plantas nativas e a fixação das dunas.
Esta proposta já foi escolhida pelo grupo, devido a nossa percepção do comportamento com as dunas que vem prejudicando a sua estabilidade, embora por si só ela já tenha seu movimento natural.
Como dizemos no nosso projeto, “escolhemos está causa porque achamos importante não só para as belezas de nossas praias, mais também para as vegetações e animais. Porque as dunas são arcos de alimentação e de reprodução de espécies, como o tuco-tuco, um pequeno mamífero roedor, a Maria-farinha, um caranguejo-cor-de-areia e grande variedade de insetos, além de Sapos, lagartixas, cobras e aves, como o maçarico-de-colar e o piru-piru, que fazem ali seus ninhos, e que estão sendo banidos, principalmente pela movimentação de automóveis”.
As dunas também protegem a nossa cidade, porque de acordo com as quantidades e as alturas das dunas em nossas praias vai enfraquecer o avanço do mar até as ruas próximas da praia, e protegendo as dunas não estamos só protegendo a nossa cidade mais o meio ambiente e protegendo o meio ambiente estamos protegendo o mundo em que vivemos”.
Acontece que, como podemos ver nas imagens, identificamos uma agressão maior que a que imaginávamos. Há algumas áreas bastante desprotegidas, principalmente nas áreas onde acontece o vai e vem de automóveis para algumas pousadas, matando a vegetação e os animaizinhos, como a maria-farinha, que já nem achamos.
Nosso objetivo agora é que essa consciência se estenda a toda população, em especial ao donos de automóveis e àqueles que utilizam dos espaços da praia sem observar as consequências da sua exploração. Pretendemos, portanto, desenvolver um projeto que através dele, e em parceria com outras organizações, a gente consiga recuperar as partes com a vegetação devastada e conquistar o olhar da população e dos visitantes para a preservação.



3 comentários:

  1. Bacana a matéria e o olhar preocupante de vocês com as dunas, e a visão de outras partes que sofrerão as conseqüências dessa agressão que está prejudicando as belezas naturais de nossas praias também. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao conteúdo escrito e também pelo belo presente que vocês deram a cidade. Tomara que vocês consigam fotos destes pequenos animais e da vegetação para arquivo. Soube das mudanças que estão ocorrendo no entorno da praia desde que cheguei pra morar aqui, como exemplo: uma professora me contou a história do excesso abusivo da pesca de alguns anos atrás, que acabou com a fartura das lagostas e ajudou a fechar o único frigorífico que empregava até 200 pessoas. Não sei se é verdade, mas, fiquei sabendo do recuo do mar nessa região e talvez por isso a falta de água nas lagoas que deram o nome ao lugar Maceió, com isso pode ocorrer alguma mudança também na vegetação e animais que antes viviam nela. Tudo é minha cogitação, não tenho fundamentos que comprovam, mas, como sugestão: o presente é feito daquilo que passou, então, busquem informações de como era a cidade anos atrás, informações dos tipos de animais que apareciam nas praias e dunas décadas atrás, e talvez, descubram mais e juntem ao histórico de vocês. Esse material é muito importante para a cidade. De novo, parabéns a vocês pela iniciativa deste trabalho. kiko prado.

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu tive o prazer de conhecer e me tornar um dos seguidores desse lindo blog. Foi o meu sobrinho Wellington que me deu a dica e, logo, eu o inclui em meu blog (http://joaodoamor-j.blogspot.com)
    Acho muito legal a preocupação de um grupo de jovens em relação ao ambiente no geral. Se toda a juventude tive pensamentos construtivos como os de vocês, teríamos um mundo bem mais interessante.
    Só tenho a parabenizar pelo conteúde desse texto que é tão rico e consciente. Espero que assim como foi feito no Morro do Careca na praia de Ponta Negra aqui em Natal, também consigam proibir a movimentação demasias de bugers aí na praia de Gsotoso. Não desistam da luta e denunciem sempre. Alguém deve prestar atenção e ouvir a voz de vocês.
    Grande abraço. Vou sempre ler o que escrevem. Não deixem acabaram com a nossa linda cidade.
    Obrigado por criarem esse blog tão perfeito.

    ResponderExcluir