sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Intervivência Universitária OASIS convida São Miguel do Gostoso para o lançamento do Projeto Gostoso Cidade Limpa

O Grupo 3 da Intervivência Universitária OASIS convida a toda população de São Miguel do Gostoso para a caminhada de lançamento do Projeto Gostoso Cidade Limpa, um projeto realizado pelo Grupo 3 dos jovens estudantes da Intervivência.

Data: 15 de outubro de 2011
Horário: a partir das 07:00h
Local: do início da Rua dos Dourados, seguindo até a Avenida dos Arrecifes e se unindo à Caravana do Meio Ambiente em frente à Escola Estadual Olímpia Teixeira.


A Intervivência Universitária OASIS, é um projeto da UFRN/CNPq realizado no município em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Somos estudantes do Projeto!

domingo, 18 de setembro de 2011

E o Esporte Jovem continua no Paraiso!

Na continuação das atividades do Projeto Esporte Jovem da Intervivência Universitária OASIS, no sábado, dia 10 de setembro, a galera esteve reunida mais uma vez. Na atividade, realizada em parceria com a ASCDEG, jovens do OASIS, deram dicas de como jogar o volley de areia. E jogaram bastante! A comunidade não conta com campo de areia mas os jovens da comunidade Paraiso já providenciam o suprimento dessa necessidade. Limparam um espaço de terreno para criação do campo, estão colhendo garrafas pet para fazer o contorno do campo e estarão solicitando da Prefeitura carros de areia para preencher o contorno. E aí pronto. Teremos um campo para volley de areia no Paraiso, além do que já existe para futebol de campo.
Veja fotos do sábado, dia 10:
Jovens do OASIS passam dicas de volley

Jovens do OASIS passam dicas de volley


Pessoal da ASCDEG orienta treino de futebol com crianças

Já uma escolinha, com Marcinho (educador da ASCDEG)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Primeiro teste das barreiras contra vento é feito nas dunas da Praia da Xêpa


Na tarde do dia 7 de setembro, o Grupo 2 da Intervivência Universitária OASIS de São Miguel do Gostoso, responsável pelo Projeto Nossa Praia fez o primeiro teste das barreiras de palha nas dunas.
O teste da barreira que é necessário porque é preciso que a barreira possa barrar o vento que leva a areia que soterra as plantas. E também, sem a barreira as plantas e suas sementes serão soterradas, e elas, sendo soterradas, será quase impossível de replantar para a restauração e fixação das dunas.
Neste teste as barreiras foram feitas com palhas de coqueiro e barbante e foram fixadas com estacas também de palhas de coqueiro. Bem esse foi o 1º teste, mas tudo indica que deu tudo certo. E vamos torcer para que tudo dê sempre certo para que o Projeto Nossa Praia siga em frente.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conheça a logomarca do projeto Nossa Praia





A logomarca do projeto Nossa praia foi desenvolvida pelo grupo responsável e a arte foi desenvolvida por So Love Design.

Concluída identificação da vegetação da Praia do Gostoso

A visita ao herbário da UFRN no dia 23 de agosto foi uma coisa impressionante. Nós, os adolescentes Larissa e Sávio, terminamos de identificar as plantas que compõem a vegetação das dunas da Praia do Gostoso.

Entre as plantas identificamos a Apocynaceae – (Asclepias sp.), Mas conhecida como cedinha, Porophilum rudelare (Jacq.e Cass.), o cravo-de-urubu e e a Lamiaceae – Rhaphiodon echinus (Nees e Mart.) conhecida como hortelã das dunas.

Com a ajuda de Natalia Boccardi que é bióloga e tecnóloga em meio ambiente, Naiara Maia que é assistente técnica do herbário e a Enfermeira, Alexandra Bertoso que é formada em Mestrado da Botânica, Jomar Gomes que é Dr. Profº Botânica UFRN e de Leonardo que é ecólogo e que em Genipabu ele tem um projeto parecido com o nosso de fixação das dunas.

E por ultimo ainda participamos da reunião de tutores acadêmicos e tutores municipais do OASIS. Os tutores falaram do desempenho de cada grupo e de alguns outros problemas e com a ajuda do coordenador Washington José escolheram os dias das próximas formações, também discutiram os dias que cada município irão participar da feira de ciências da UFRN, a CIENTEC.


Texto de Larissa Alves