domingo, 24 de julho de 2011

A turma do OASIS fecha os cinco projetos para São Miguel do Gostoso

Revisado por Heldene Santos (nosso tutor)
Nesta semana o OASIS encerrou mais uma rodada de reuniões. A rodada iniciou com uma reunião geral realizada pelo tutor Heldene e, de acordo com os encaminhamentos, os grupos continuaram se reunindo, hora sozinhos, hora com o tutor, quando era solicitado pelo grupo. E assim todos os cinco grupos fecharam a elaboração dos seus projetos, sendo que, para alguns, restaram apenas alguns detalhes referentes à definição de recursos.
O Grupo Três, do projeto Gostoso Cidade Limpa, e que está propondo também a construção da rampa de skate com material reaproveitado, como um símbolo da campanha, esteve esta semana reunido com o prefeito para definirem sobre o local da rampa. O prefeito disse que achou a ideia maravilhosa e já acertou com o grupo o local onde também será construída uma praça.
Na segunda semana de agosto uma pessoa de arquitetura da UFRN estará com o grupo para desenvolver a planta da rampa. Para esta rampa o grupo quer, com pessoas de engenharia civil e engenharia ambiental, estudar quais as alternativas para o máximo reaproveitamento de materiais na construção do monumento.
Para o Projeto Gostoso Cidade Limpa o grupo já está definindo também os materiais como cartazes e folhetos para divulgação do projeto, do problema e do tema. Esse material é para ser distribuído para a população nos eventos, nas escolas, instituições e lugares públicos. Esse material vai custar ao projeto R$ 950,00 mas o grupo ainda vai buscar conseguir esse valor.
O Grupo Dois, do projeto de proteção das dunas, ainda não está com as despesas definidas mas já está desenvolvendo algumas atividades. Já estiveram procurando identificar as plantas nativas e animais das dunas, já fizeram fotografias das partes mais descobertas e já começaram a divulgar o problema para a comunidade. O grupo até já foi convidado para participar da próxima reunião do Comitê Gestor da Orla de São Miguel do Gostoso.
O Grupo Quatro, do projeto de esporte e lazer no assentamento Paraiso, para jovens, retardou um pouco a elaboração do projeto, mas já está com a corda toda. Já estiveram se articulando com jovens do assentamento e, neste momento, encontra-se discutindo e planejando as ações que irão realizar. O grupo já fez contato com a Câmara de Vereadores e está procurando garantir o material esportivo. Segundo o líder do grupo, Pedro, eles devem está indo na comunidade ainda esta semana.
Da mesma forma está o Grupo Cinco, do Projeto Bem Viver, com idosos na comunidade de Morros dos Martins. Esta semana o grupo esteve reunido com a Secretária de Educação, conversando sobre o projeto, e estarão, também nesta semana, visitando a comunidade. O grupo pretende fazer uma pesquisa na comunidade, vendo quantos são os idosos, quantos são homens e quantos são mulheres e pelo que eles se interessam e outras coisas assim.
Por fim, o Grupo Um, vai criar um jornal. De acordo com as informações passadas pelo grupo, será um jornal de oito páginas, com uma edição a cada três meses. O jornal deve levar notícias do município e diversas informações sobre o projeto OASIS, sobre cidadania, meio ambiente, campanhas e etc. O grupo vai está, inclusive, solicitando da UFRN, uma assessoria em comunicação.
No geral, na parte de assessoria, os grupos estão contando com diferentes profissionais e estudantes da UFRN, além de ter a companhia da tutora Cíntia, que é assistente social, de Natália, que é tecnóloga em meio ambiente e do tutor Heldene, que é pedagogo. E tem também a parceria da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Os grupos esperam contar também com toda comunidade de São Miguel do Gostoso para que todos os projetos sejam um sucesso.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Estudantes do OASIS identificam ameaças às dunas de São Miguel do Gostoso

Texto de Acássio Melo, José Carlos e Renny Castro
Revisão de texto: Heldene Santos (tutor)
No dia em que São Miguel do Gostoso completava seus 18 anos de emancipação política, alguns de nós, estudantes do Projeto de Intervivência Universitária – OASIS,fomos fazer uma visita de observação às dunas das Praias do Cardeiro, da Xêpa e do Maceió, conforme orientação do nosso tutor e necessidade do nosso projeto, já que o projeto consiste em estratégias de preservação das plantas nativas e a fixação das dunas.
Esta proposta já foi escolhida pelo grupo, devido a nossa percepção do comportamento com as dunas que vem prejudicando a sua estabilidade, embora por si só ela já tenha seu movimento natural.
Como dizemos no nosso projeto, “escolhemos está causa porque achamos importante não só para as belezas de nossas praias, mais também para as vegetações e animais. Porque as dunas são arcos de alimentação e de reprodução de espécies, como o tuco-tuco, um pequeno mamífero roedor, a Maria-farinha, um caranguejo-cor-de-areia e grande variedade de insetos, além de Sapos, lagartixas, cobras e aves, como o maçarico-de-colar e o piru-piru, que fazem ali seus ninhos, e que estão sendo banidos, principalmente pela movimentação de automóveis”.
As dunas também protegem a nossa cidade, porque de acordo com as quantidades e as alturas das dunas em nossas praias vai enfraquecer o avanço do mar até as ruas próximas da praia, e protegendo as dunas não estamos só protegendo a nossa cidade mais o meio ambiente e protegendo o meio ambiente estamos protegendo o mundo em que vivemos”.
Acontece que, como podemos ver nas imagens, identificamos uma agressão maior que a que imaginávamos. Há algumas áreas bastante desprotegidas, principalmente nas áreas onde acontece o vai e vem de automóveis para algumas pousadas, matando a vegetação e os animaizinhos, como a maria-farinha, que já nem achamos.
Nosso objetivo agora é que essa consciência se estenda a toda população, em especial ao donos de automóveis e àqueles que utilizam dos espaços da praia sem observar as consequências da sua exploração. Pretendemos, portanto, desenvolver um projeto que através dele, e em parceria com outras organizações, a gente consiga recuperar as partes com a vegetação devastada e conquistar o olhar da população e dos visitantes para a preservação.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

É realizada a 2ª reunião de tutoria do OASIS em São Miguel do Gostoso

Na quinta-feira, dia 07 de julho, na Escola Municipal Cel. Zuza Torres, foi realizada a 2ª reunião com a tutora do OASIS. Na reunião cada grupo da turma de São Miguel do Gostoso apresentou a causa, o problema e os objetivos do seu projeto. A tutora Cintia, deu parabéns à turma, elogiou nosso blog e também parabenizou e agradeceu ao nosso tutor do município, Heldene Santos, que tão bem vem nos acompanhado.
Sobre a pesquisa de campo, os grupos se colocaram e apenas um grupo ainda não havia concluído a pesquisa, o que deverá ser feito ainda nesta semana.
Cada grupo ficou um pouco nervoso na hora de apresentar o seu projeto mas a ideia foi passada. Em seguida, Cintia encaminhou as etapas seguintes da elaboração dos projetos e solicitou que, juntos, a turma pintasse um logotipo para a turma, que foi pintado no mesmo momento.
Na reunião, também recebemos a visita da Secretária de Educação, Elba Teixeira, e para concluir o nosso tutor Heldene ainda fez uns combinados com a turma sobre como os grupos se organizarem para a conclusão da elaboração dos projetos.





terça-feira, 5 de julho de 2011

O grupo três da intervivência universitária elabora projeto Gostoso Cidade Limpa

Essa semana o grupo três, formado por Ermelinda, Sara, Marcos, Gabriel, Sávio e Renny, o líder do grupo, do Projeto OASIS em São Miguel do Gostoso, passa para o papel seu projeto tendo como titulo "Gostoso cidade limpa”. Esse projeto tem o objetivo de pôr em prática uma campanha de conscientização da população em educação ambiental e a coleta seletiva do lixo, com a articulação das organizações governamentais e não governamentais, empresas, escolas e a população em geral.
Estaremos realizando os eventos para campanha, sendo assim vamos está botando em prática nossas idéias de preservação da imagem da Cidade de são Miguel do Gostoso. E no decorrer do projeto temos os desafio de construir uma espécie de monumento temático, uma rampa de skate com material reciclado para ficar como símbolo da campanha e de presenta para a cidade.